Avançar para o conteúdo principal

Receita Essenciais na vida de um(a) Activista!



Hoje partilhamos convosco algumas receitas essenciais na vida de qualquer activista:



Receita de Maionese de Linhaça

Ingredientes: 
2 colheres de sementes de linhaça triturada
 6 colheres de água
100ml de óleo alimentar de boa qualidade
100ml de azeite
1 dente de alho
sumo de meio limão
sal a gosto
ervas condimentares a gosto

Preparação: 
Juntar as 2 colheres de linhaça triturada e as 6 colheres de água e triturar com a varinha mágica até que se obtenha uma mistura branca e um pouco espessa. De seguida adicionar o alho e o sal e bater novamente. De seguida adiciona-se o óleo e o azeite (que podem vir já misturados). Nesta fase é muito que importante que se adicione pouca quantidade de azeite de cada vez. Entre cada adição de azeite deve-se bater muito bem a mistura para que este fique bem absorvido. Faz-se isto ate que se acabe o azeite e o óleo. Para finalizar adiciona-se o sumo de meio limão. E logo após as ervas condimentares preferidas. A maionese está pronta a consumir a aguente durante pelo menos 2 semanas no frigorífico quando bem condicionada.








Receita de Cola de Farinha

Para 10 cartazes A4
2.4dl de água quente
3 colheres de sopa de farinha
45ml de água fria
1.5 colher de sopa de açucar
2 colheres de sopa de vinagre

Para 100 cartazes A4
2L de água quente
24 colheres de farinha (500gr)
450,l de água fria
3 colheres de sopa de açucar
5 colheres de sopa de vinagre

Preparação:

Mistura-se a farinha com o açucar. De seguida vai-se adicionando a água fria aos pouco e mexendo. De Seguida adiciona-se lentamente a água quente á medida que se vai mexendo para que fique sem grumos.
Leva-se ao lume toda a mistura durante 2 a 5 minutos (conforme a temperatura da agua quente adicionada) até que esta mistura engrosse.
Deixa-se arrefecer. Adiciona-se o vinagre.
A mistura está pronta para usar. sugere-se que se aplique a cola na parede a no verso do cartaz tambem.


Húmus de Grão

INGREDIENTES

175g de grão de bico ou feijão frade cozido
(sugestão: deixar o grão e feijão germinarem durante  72h antes de cozer para ficarem mais digeríveis)
3 dentes de alho esmagados
1 colher de sopa de tahini ( pasta de sésamo, vende-se nas ervanárias ou faz-se em casa)
sumo de limão a gosto
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de salsa ou coentros picados
folhas de alface para guarnecer

Escorrer o grão e guardar um pouco da água da cozedura e uma colherada de grão para guarnecer. Reduzir a puré na trituradora juntando uma ou duas colheres do caldo. Deve ficar uma pasta grossa. Juntar o alho o tahini e bater tudo bem.Por fim juntar o sumo de limão e a salsa até o húmus adquirir uma consistência cremosa e suave. Servir o húmus num prato largo rodeado de folhas de alface, guarnecer com os grãos que se reservaram e regar com um fio de azeite e salpicar eventualmente de paprica. À boa maneira macrobiótica, tempero sempre com tamari quando deito o grão na trituradora.




Salame de Alfarroba


Ingredientes:

4 pacotes de bolacha torrada
100gr de alfarroba (pode levar menos)
250gr de margarina vegetal (ter atenção aos ingredientes a ver se não tem productos lacteos)
250gr de açucar amarelo ou mascavado
200ml de leite vegetal ou água simplesmente


Preparação:
Num pano partir as bolachas. reservar numa tigela. Aquece-se o leite (ou água) e verte-se sobre a farinha de alfarroba. mexer bem. Derrete-se a margarina e junta-se o açucar. Mexe-se ate desfazer.
Junta-se às bolachas a mistura da margarina com o açucar e mexe-se.
Junta-se às bolachas a mistura da farinha com leite (ou água).
Deixa-se arrefecer um pouco. Depois mete-se dentro de um saco de plastico e amassa-se de maneira a que fique bem compacto. Depois é so moldar para dar forma e guardar mesmo assim no saco de plastico, dentro do frigorifico.
Este salame fica bastante compacto e dá para partir às fatias sem se desfazer.
Não necessita de folha de alumínio.



Bolo de Alfarroba

Ingredientes: 
340gr de farinha
230gr de açúcar
4 colheres de sopa de farinha de alfarroba
180ml de um bom óleo vegetal
1 colher de chá de sal grosso moído
1 colher de chá de fermento
2 colheres de sopa de açúcar abaunilhado ou custard
200ml de sumo de laranja natural ou simplesmente água
 4 colheres de chá de vinagre de sidra
Raspa de laranja q.b.

Preparação: 
Mistura-se os ingredientes secos, junta-se o óleo, e depois o sumo. Mexe-se bem durante 2/3min. Forra-se a base do recipiente que vai ao forno com manteiga vegetal e depois peneira-se com farinha. Leva-se ao forno a 180º durante 45min.





Bolo de Curgete

Ingredientes:
2 copos de farinha para bolos
1,5 copos de açúcar amarelo
3 colheres de sopa de creme 100% vegetal
3 copos de curgete ralada
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de sal grosso (moído)
Nozes ou amêndoas cortadas grosseiramente a gosto
Canela q.b.

Preparação: 
Mistura-se os ingredientes secos, adiciona-se a curgete. Mexe-se até que a curgete se desfaça em água e se misture bem com a massa. Forra-se a base do recipiente que vai ao forno com manteiga vegetal e depois peneira-se com farinha. Junta-se os ingredientes que faltarem e leva-se ao forno a 180º durante cerca de 45minutos, talvez mais dependendo da quantidade de humidade da massa.




Comentários

  1. mt bom, nunca falha em consistencia, estou viciado...

    grata pela receita durante o fds das sementes :D ja fizemos 3 vezes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos novidades nas receitas essenciais na vida de um activista, experimentar o bolo de curgete que é uma surpresa muito agradável

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Toiró-ó(u)-Cultura? E Futuro Social! (Tourada 15 de Agosto 2020)

Toiró-ó(u)-Cultura? E Futuro Social! Pelos Animais! Pela Arte & Cultura! Por Nós! Praça de Touros- Moçambique 1937 Tauromaquia Não! Os Tauromáquicos marcam a sua tradicional tourada do dia 15 de Agosto nas Caldas da Rainha, será a 138ª edição consecutiva, organizada pelo actual proprietário e Paulo Pessoa de Carvalho antigo proprietário (PPC Unipessoal, Ltd (Toiros e Cultura) e presidente da Associação Portuguesa de Empresários  Tauromáquicos (APET)) da praça local, para reviver a “data mais taurina, antiga e emblemática de Portugal”. Numa altura em que políticos querem acabar com as touradas, iniciando  a campanha pelo fim dos apoios públicos a estes eventos, enquanto outros políticos defendem com unhas e dentes a tradição nacional, relembramos que as touradas já foram proibidas em Portugal em 1567 pelo Papa Pio V, e mais tarde, em 1836 , no Reinado de D. Maria II, esta última confrontada pela Casa Pia de Lisboa e as Misericórdias que no ano seguinte conseguiram revogar a decisão

Caldas Animalia, outra facada nos Direitos Animais!

Passado como actividade pedagógica, o Caldas Animalia esconde uma triste realidade. Tratados como objectos, os 2000 animais presentes durante o fim-de-semana na Expoeste alegram a vista daqueles que escolhem ignorar os seus direitos.  Nada interessa que tenham sido raptados dos seus habitats naturais (vários fora de Portugal) e o rumo das suas vidas drasticamente alterado. Destinados a viver em jaulas, a “passear” de exposição em exposição, vivem ao sabor das decisões daqueles que se consideram donos do mundo. São coisas aos olhos de quem vai à Expoeste, não basta ver na televisão ou na Internet, é preciso presenciar, pois estas pessoas adoram animais. Qual a diferença entre a Animalia e os mercados esclavagistas, que hoje se consideram uma aberração, enterrada na história (acham as massas que está)? Mudam as espécies, perdura o desrespeito e a necessidade de se afirmar como superior. O Caldas Animalia não merece só desprezo, nem que se fique pelo boicote. É importante

Cuecas Quentes X Hot Pants

Ginecologia com Plantas para quem quer tomar a sua saúde nas suas mãos.  Cuecas Quentes é a versão portuguesa da públicação original "C'est Toujours Chaud Dans Les Culottes des Filles" de Isabel Gautlier. A Fanzine foi então traduzida e actualizada em várias línguas e pode ser encontrada também com o nome: Hot Pants. Hot Pants é um guia para conheceres melhor o teu corpo e poderes cuidar da tua saúde ginecológica. Desde anatomia à auto-cura, usando ervas e massagens esta publicação está cheia de receitas e remédios fáceis de usar para vencer infecções fúngicas, doenças sexualmente transmissíveis, desequilíbrios hormonais, atrasos no período, etc ... Através de um conjunto de plantas medicinais e informação nutricional para nos "armarmos" contra práticas médicas abusivas e negligentes. E adicionamos nós, contra um tipo de ciência que tortura animais para inventar sempre novas receitas farmacêuticas para os problemas do costume. Se as alternativas exi