Avançar para o conteúdo principal

CREA no Encontro Animal


O grupo CREA esteve no passado dia 5 de Agosto 2017 no Encontro Animal, que decorreu no telheiro do Parque D. Carlos I, em Caldas da Rainha.

O Encontro Animal foi uma iniciativa que reuniu associações e grupos de protecção animal, de âmbito local e internacional com o objectivo de dar a conhecer o seu trabalho e promover o seu desenvolvimento.


O convite veio por parte de um grupo de jovens que, com o apoio da CoopCASA, uma cooperativa cultural caldense, decidiram pôr em prática as aprendizagens reunidas no intercâmbio internacional WILD LIFE, realizado no âmbito do programa Erasmus +.
O Intercâmbio teve lugar no início do ano em Ommen, Holanda, e teve como objectivo capacitar os jovens para tomarem uma atitude mais pró-activa face à protecção animal nas suas comunidades.


O programa foi composto por um espaço de exposição e divulgação de cada associação presente, uma Cãominhada com animais de companhia aberta à participação de todos(as), e algumas actividades práticas relacionadas com a preservação da natureza.


Programa:

(14h) Apresentação das Associações de Protecção Animal (fotos, vídeos, debates)
(17h) Cãominhada – traga o seu animal de companhia!
 - Identificação de Plantas - durante a Cãominhada será promovida a identificação de plantas aromáticas/medicinais/silvestres.
 - Recolha de lixo – pelo percurso da Cãominhada.
(18.30h) Oficina de Construção de um Hotel para Abelhas.

Neste encontro estiveram presentes as seguintes entidades:

CRAPAACaldas da Rainha Associação Protectora dos Animais Abandonados
Rede Leonardo - Associação Rede Leonardo Da Vinci - Protecção Animal
CREA - Caldas da Rainha pela Ética Animal
DPMZ Koroske - Associação Eslovena de Protecção dos Animais
Lirium - Plantas Aromáticas, Silvestres, Permacultura e Ecologia
CoopCASA (entidade organizadora)

Mais sobre o evento:
https://www.facebook.com/events/219778731882261

Mais info sobre a CoopCASA e sobre o projecto WILD LIFE em: 
https://coopcasa.wordpress.com/projectos-c-a-s-a/erasmus/wildlife/











Convidamo-vos ainda a conhecer a Associação Eslovena DPMZ Koroske, que esteve presente no Encontro Animal e cujos representantes, que estiveram em Portugal, são verdadeiros activistas e atletas vegans. Uma associação de referência a conhecer!













Durante o Encontro Animal a Gazeta das Caldas fez uma entrevista à representante da DPMZ Koroske, a Dajava, que nos deu a sua impressão da situação da protecção dos animais em Portugal quando comparada com a situação na Eslovénia.
Uma entrevista muito interessante que ajuda a perceber o quanto as coisas andam atrasadas em Portugal.








O Jornal das Caldas fez um resumo menos detalhado, mas igualmente interessante e mais abrangente sobre o encontro.

Ver aqui o artigo do Jornal das Caldas em formato digital:
https://jornaldascaldas.com/Encontro_Animal_reuniu_associacoes_no_Parque_D_Carlos_I_








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Toiró-ó(u)-Cultura? E Futuro Social! (Tourada 15 de Agosto 2020)

Toiró-ó(u)-Cultura? E Futuro Social! Pelos Animais! Pela Arte & Cultura! Por Nós! Praça de Touros- Moçambique 1937 Tauromaquia Não! Os Tauromáquicos marcam a sua tradicional tourada do dia 15 de Agosto nas Caldas da Rainha, será a 138ª edição consecutiva, organizada pelo actual proprietário e Paulo Pessoa de Carvalho antigo proprietário (PPC Unipessoal, Ltd (Toiros e Cultura) e presidente da Associação Portuguesa de Empresários  Tauromáquicos (APET)) da praça local, para reviver a “data mais taurina, antiga e emblemática de Portugal”. Numa altura em que políticos querem acabar com as touradas, iniciando  a campanha pelo fim dos apoios públicos a estes eventos, enquanto outros políticos defendem com unhas e dentes a tradição nacional, relembramos que as touradas já foram proibidas em Portugal em 1567 pelo Papa Pio V, e mais tarde, em 1836 , no Reinado de D. Maria II, esta última confrontada pela Casa Pia de Lisboa e as Misericórdias que no ano seguinte conseguiram revogar a decisão

Caldas Animalia, outra facada nos Direitos Animais!

Passado como actividade pedagógica, o Caldas Animalia esconde uma triste realidade. Tratados como objectos, os 2000 animais presentes durante o fim-de-semana na Expoeste alegram a vista daqueles que escolhem ignorar os seus direitos.  Nada interessa que tenham sido raptados dos seus habitats naturais (vários fora de Portugal) e o rumo das suas vidas drasticamente alterado. Destinados a viver em jaulas, a “passear” de exposição em exposição, vivem ao sabor das decisões daqueles que se consideram donos do mundo. São coisas aos olhos de quem vai à Expoeste, não basta ver na televisão ou na Internet, é preciso presenciar, pois estas pessoas adoram animais. Qual a diferença entre a Animalia e os mercados esclavagistas, que hoje se consideram uma aberração, enterrada na história (acham as massas que está)? Mudam as espécies, perdura o desrespeito e a necessidade de se afirmar como superior. O Caldas Animalia não merece só desprezo, nem que se fique pelo boicote. É importante

Cuecas Quentes X Hot Pants

Ginecologia com Plantas para quem quer tomar a sua saúde nas suas mãos.  Cuecas Quentes é a versão portuguesa da públicação original "C'est Toujours Chaud Dans Les Culottes des Filles" de Isabel Gautlier. A Fanzine foi então traduzida e actualizada em várias línguas e pode ser encontrada também com o nome: Hot Pants. Hot Pants é um guia para conheceres melhor o teu corpo e poderes cuidar da tua saúde ginecológica. Desde anatomia à auto-cura, usando ervas e massagens esta publicação está cheia de receitas e remédios fáceis de usar para vencer infecções fúngicas, doenças sexualmente transmissíveis, desequilíbrios hormonais, atrasos no período, etc ... Através de um conjunto de plantas medicinais e informação nutricional para nos "armarmos" contra práticas médicas abusivas e negligentes. E adicionamos nós, contra um tipo de ciência que tortura animais para inventar sempre novas receitas farmacêuticas para os problemas do costume. Se as alternativas exi